segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cartas Inglesas

Lo! thus, by day my limbs, by night my mind,
For thee, and for myself no quiet find.
                                                                                         SHAKESPEARE

           
            Eu vejo cortinas de fumaça
            Desfazendo-se pela cidade
            Duendes brincando com angústias
            Como pássaros livres

            E chove continuamente
            Talvez desesperos se calem
            O tempo está perdido
            As horas se quebram

            O tempo é pecado sem cura
            A vida, um rio de lágrimas e narcóticos
            Lembranças amargas são traumas
            Lembranças alegres, saudade

            O que fui era sou seria serei nunca serei
            Mesclam-se na tormenta
            Deste mar de náufragos
            Que é o coração solitário

            Talvez o sábio tenha errado
            O anjo precipitou-se das alturas
            Uma menina chora em silêncio
            Uma boneca de porcelana partiu-se contra o chão

            A dama de negro chama pelos anciãos
            O protetor carrega almas para a luz
            Os amantes quebram a ordem natural das coisas
            Ousam sonhar com eternidade em suas prisões de carne

            Os deuses escolhem e jogam
            Estátuas de Ártemis ganham vida
            A pedra ganha forma
            Liberta su’alma nas mãos do escultor

            A verdadeira rosa nunca morre:
            Viva, oferta aroma e beleza
            Morta, é alimento para o solo
            Estrada de cascalhos circundada por frondosos jardins

            Mas os seres insistem
            Como quem se entrega à paixão ou ao carrasco,
            Por ilusão ou melancolia,
            A vida prossegue, como há-de ser Hades

Guerras, revoluções e atentados
            Golpes de Estado e atos institucionais
            E outras cousas mais
            Que não têm nome mas que machucam

            Será que agora a alquimia dos planetas repousa?
            E o quimérico sonho é acalentado por Daugi?
            As notas do piano são tristes
            Não, não me faça ouvi-las novamente.

            Será que em algum lugar
            Uma princesinha chora?
            Sua senda se perde no abismo
            Suas lágrimas se perdem na chuva
            Não se pode correr para os braços de alguém...
           
            Uma formiguinha atravessa as quatro dimensões
            Ela espera por minha misericórdia
            Ela me pede para abandonar minha arte...
            Há uma formiguinha morta em páginas manchadas de sangue!

            Dorme, incauto pungente
            Dorme nos braços dos teus
            Dorme, Carlos Vicente
            Dorme, pelo amor de Deus!

            A cátedra dos poetas é tão triste!
            Shakespeare tenta me ensinar algo
            Como obsessão e loucura
            T.S. Eliot olha-me com jeito sisudo
            Emily Brönte corre pelos infinitos Wuthering Heights
            George Gordon Byron embriaga-se de palavras e mulheres
            Bram Stocker e Mary Shelley empunham as pás
            Tentam desenterrar os corpos da Abadia de Westminster
            Charles Dickens só espera repousar
            Assim como Robert Browning
            As ninfas do Tâmisa precisam flutuar sobre o porto de Liverpool
            Mas a Inglaterra é tão triste!

            E viajando com Jonathan Swift
            Morrendo nas Highlands da Escócia
            Nas ruas de Belfast, todo o Reino em ruínas,
            Nos pubs londrinos de espíritos errantes
            Eu me redimo!

            Eu preciso terminar meu poema
            Preciso preciso  preciso
            E preciso fugir
            Mas está chovendo tanto hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário